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Estar no LinkedIn não basta. Saiba usá-lo a seu favor

Por Rafael Rez Oliveira, www.administradores.com.br
Entre as redes sociais mais populares na internet, o site LinkedIn é o mais focado no ambiente corporativo. Lançado oficialmente em 2003, foi só em 2008 que o site alcançou uma taxa de crescimento exponencial, em parte devido à crise econômica iniciada no mercado imobiliário americano e que se expandiu para o mundo todo em 2009. Em 2011, a rede social já recebe mais de 1 milhão de novos cadastros a cada semana.
Em março de 2011, o LinkedIn atingiu 100 milhões de usuários no mundo, ou 1/5 do tamanho do Facebook. Só no Brasil, são 3 milhões de cadastrados. Estes números demonstram não só a dimensão do site, mas também a importância crescente que esta rede social alcançou em pouco tempo, redefinindo o panorama de contratações e a carreira de muitos profissionais.
Ao integrar cadastros de empresas, profissionais e universidades, o LinkedIn consegue aos poucos agrupar todas as informações sobre a carreira de um profissional. Mais importante ainda: consegue validar estas informações! Ao se conectar ao site e preencher seu currículo, o profissional começará a receber sugestões de pessoas com quem pode ter trabalhado, estudado ou mesmo conhecido através de conexões em comum com outros usuários, nos mesmos moldes do Facebook.

A diferença em relação ao Facebook é que, ao invés de gerenciar e divulgar aspectos da vida pessoal, o foco do LinkedIn é ajudar a gerenciar o “network” profissional. Termo que caiu no jargão corporativo nos anos 90, “network” é um termo que define a rede de contatos profissionais de uma pessoa, sejam estes contatos de onde forem. A vantagem neste caso é que o LinkedIn se torna um repositório online da rede profissional, sem que seja necessário carregar centenas de cartões de visita, mesmo aqueles escaneados com SmartPhones.

Ao alcançar uma massa crítica deste porte o LinkedIn começou a exercer papel de destaque nos processos de contratação de empresas inovadoras. Em carreiras concorridas, há profissionais sendo assediados pelo site com ofertas de trabalho e anúncios de vagas que aparecem para os cadastrados conforme suas qualificações. Também não faltam colegas de trabalho indicando conhecidos para vagas em suas empresas.
Ao conectar as carreiras, as empresas e os profissionais o LinkedIn está transformando o tradicional currículo, que agora permite ao profissional receber recomendações públicas de pessoas com quem trabalhou, acompanhar grupos de discussão de assuntos de seu interesse e vincular materiais de interesse profissional ao seu currículo, como palestras (via Slide Share), posts e artigos (via WordPress) e vídeos (via Youtube), por exemplo.
Num mundo conectado em rede, é numa rede social que o profissional poderá se destacar, estabelecendo contatos profissionais com colegas de destaque em seu ramo de atuação e contribuindo com o mercado para construir a sua reputação no mundo digital.

Pensando nisso, é bom ter em mente que algumas práticas simples podem ajudar a manter um perfil no LinkedIn e torná-lo cada vez mais relevante:

1 – Ao sair de uma reunião, evento ou qualquer atividade profissional onde tenha trocado cartões e feito contatos, procure os nomes dos profissionais que acabou de conhecer e solicite a conexão com eles, é melhor momento para que eles se lembrem de você e fiquem impressionados com seu interesse e agilidade
2 – Ao concluir um curso, treinamento ou atividade de aprimoramento profissional, atualize seu currículo. O LinkedIn informará seus contatos pelo mural deles e pela newsletter de atualizações sobre mudanças, mantendo sua rede de contatos sempre atualizada sobre o que você anda fazendo
3 – Conecte suas contas em outras redes sociais ao LinkedIn, principalmente se você as utiliza profissionalmente, como o Slide Share por exemplo, uma rede social para compartilhamento de apresentações e palestras
4 – Mantenha seu cadastro sempre atualizado com um e-mail válido, de forma que qualquer contato feito no LinkedIn chegue até você rapidamente
5 – Participe de grupos de discussão do seu mercado. Ao se conectar a um grupo, o selo do grupo aparece no seu currículo e você ganha autorização para comentar, gerar links e curtir discussões, o que gera oportunidades de conhecer mais pessoas e fazer novos contatos
6 – Compartilhe o que você encontra de interessante na internet, como artigos, vídeos profissionais, entrevistas e conteúdos que sejam relevantes para o seu perfil profissional, isso constrói a reputação de uma pessoa engajada, preocupada em participar e enriquecer o mercado. As empresas querem profissionais que se destaquem, se interessem, participem.

Também é preciso tomar aqueles cuidados básicos ao usar redes sociais. Cuidado ao conectar o Twitter, por exemplo. Se você usa o Twitter para fazer comentários, brincadeiras ou falar sobre assuntos pessoais, seus Tweets automaticamente parecerão no LinkedIn, e eventualmente podem conter informações que você não gostaria de vincular ao seu perfil profissional. É bom ter em mente que na internet você é aquilo que compartilha, e não faltam casos de declarações preconceituosas, fora de contexto e mal pensadas que tiveram conseqüências profissionais, geralmente demissões.

Se você ainda não fez seu cadastro no LinkedIn, corra. Se já fez, atualize seu perfil e seus contatos. O próximo passo da sua carreira pode começar no LinkedIn!