Imagem da internet
Por: Margarida Silva – Coach de Carreira, Gerente da Muito Mais Seleção e Consultora Sênior da Maxxima Centro de Carreira
Qual é a sua marca registrada?
Como você é identificado como pessoa e profissionalmente?
Você sabe a importância de ter uma marca que lhe represente e que faça você ser lembrado imediatamente quando algum elemento dela aparece?
No mundo frenético dos negócios em que as pessoas são bombardeadas de informações por todos os lados, o tempo vale ouro, sai na frente e se destaca aquele que construir a sua marca de forma bem definida, sendo facilmente reconhecido por qualquer um dos elementos que compõe a sua identidade.
Sabe aquela terrível pergunta: “Você… é quem mesmo?”
Se existe dificuldade de lembrar quem a pessoa é, tenha certeza que tudo a ser conquistado por um desconhecido é muito mais difícil.
E de que se compõe esta tal identidade?
Quais são os elementos principais para construí-la para que o profissional seja reconhecido de forma positiva, ou seja, um “Top of Mind”?
Como são vários elementos, neste primeiro texto da série Construindo uma Identidade Profissional de Sucesso, será tratado o quesito – e-mail, que embora sendo pouco valorizado, ele ainda é o primeiro contato que o profissional tem com o selecionador e, de importância fundamental na decisão do avaliador de ser aberto ou não, dado à forma que o e-mail é enviado para concorrer a uma vaga ou tratar de outro assunto comercialmente relevante.
Os recrutadores recebem diariamente centenas de e-mails de candidatos se propondo a uma vaga, tendo chance de serem abertos aqueles que têm:
- Identificação – nome coerente com o de nascimento. Se o apelido for mais conhecido, ressalte-o no assunto. Parece óbvio, mas muita gente ainda usa profissionalmente o apelido de infância, que nada tem a ver com o momento atual do remetente;
- Foto – aproveite este recurso para reforçar a identidade – alguns provedores de e-mails já oferecem esta possibilidade. Neste caso, coloque uma foto recente e formal. Esqueça aquela imagem de flor, animal etc. que retrata o gosto pessoal. Lembre-se que é a fisionomia que precisa ser fixada na mente do destinatário e é ela que tira a dúvida, em caso de homônimos;
- Assunto – objetivo e coerente com o conteúdo do e-mail – através dele o receptor decide se é ou não importante abrir;
- Conteúdo – Sucinto e focado no objetivo. Caso vá tratar de mais de um assunto, enumere-os, facilitando o registro destes na mente do leitor. Evite palavras ou expressões que possam dar margem a interpretações dúbias;
- Polidez – Deve ser iniciado com um cumprimento e encerrado com um agradecimento, sinal de cortesia e gentileza;
- Revisão – Além da observação dos elementos acima, muito importante é a revisão gramatical, pois erros podem servir de motivo para a eliminação do profissional.
Como pode observar, a forma como se apresenta, por e-mail, pode ser decisiva na participação da pessoa em um processo de seleção. Já pensou em perder a oportunidade de emprego por falta de cuidados básicos no envio do currículo?
Vale ressaltar que estas questões devem ser levadas em conta para qualquer e-mail de cunho comercial.
Este foi o primeiro da série. Aguarde que em breve será apresentado mais um quesito dos que compõem a Construção de uma Identidade Profissional de Sucesso.