Imagem da Internet
Por: Margarida Silva
No Episódio I da série “Construindo uma Identidade Profissional de Sucesso”, tratou-se do quesito “e-mail” como fator de sucesso na consolidação da imagem profissional. Neste segundo episódio, acreditando que as dicas dadas no anterior fizeram com que o currículo chegasse, com sucesso, às mãos do selecionador, agora que foi chamado para entrevista, está na hora de cuidar da apresentação pessoal.
Antes de entrar no assunto objeto deste texto, vale ressaltar que o descrito a seguir não retrata a opinião do autor, mas a sua observação nestas dezenas de anos que atua na atividade de Seleção de Pessoal.
É importante frisar que, com a rapidez que o mundo está evoluindo, as dicas deste texto poderão ficar obsoletas em curto prazo, ou não, se os asiáticos continuarem investindo no Brasil como estão.
Ao iniciar o texto é importante trazer algumas reflexões: como você se sentiria sendo atendido em um consultório por um médico sem jaleco, com unhas sujas e trajando roupas amarrotadas e encardidas? E, se fosse um dentista que estivesse com mau hálito e ainda com dentes mal escovados? Imagine uma nutricionista fora do peso ideal ou uma vendedora de cosmético com a pele malcuidada?
A estas alturas o leitor deve pensar que a escritora é louca e que isto não existe.Por incrível que pareça ela já se deparou com todas estas situações e, claro, preferiu procurar outro profissional para atendê-la.
Da mesma forma, o profissional à procura de emprego precisa passar uma imagem que ratifique o seu potencial. Então, se quer se apresentar como pessoa de alta performance, venda a imagem compatível com este propósito.
Desta forma, ao ser convidado para uma entrevista de emprego é necessário trajar-se adequadamente.
As empresas, principalmente as de grande porte e as internacionais, são muito exigentes no quesito apresentação pessoal, portanto continuam apreciando o que é clássico, sem adereço e discreto.
Lembre-se que no processo seletivo o que tem que causar uma boa impressão é o profissionalismo, a discrição, a coerência, o engajamento com o propósito da vaga ofertada.
Portanto, seguem algumas dicas:
- Evite os modismos, neste momento os jeans rasgados e outras extravagâncias;
- Roupa confortável, sem excesso nos decotes, no cumprimento do vestido ou saia, se for o caso. Esqueça as saias ou calças apertadas; os chinelos, nem pensar, nem mesmo as rasteirinhas;
- Maquiagem discreta, apenas para dar maior vitalidade ao rosto;
- Cabelo preso, de preferência, evitando que ele caia no ambiente e também que o balanço dele roube a atenção dos que estão próximos;
- Evite camisetas (inclusive as temáticas, por exemplo, as de time de futebol, religião, super-heróis, dia das mães etc.) e bermudas, a menos que esteja concorrendo para algo muito esportivo que exija traje bem “descolado”;
- Tênis também deve ser evitado;
- Barba e cabelos devem ser bem cuidados;
- Boas condições higiênicas, mas sem excesso de perfume, sempre;
- Tatuagem, muito aceita no mundo artístico e criticada no mundo dos negócios, podendo ser fator de eliminação do candidato, em função do excesso delas.
É importante frisar que a credibilidade do profissional, tem muito a ver com a forma e a coerência com que se apresenta na entrevista e também no trabalho, futuramente.
Observe que a apresentação pessoal faz parte da coerência, pois existe especificidade neste quesito, de acordo com a natureza do cargo, por exemplo, o profissional da área comercial tem uma forma de se apresentar diferente do profissional de uma área técnica, que por sua vez é diferente da apresentação do profissional da área artística.
Ressalta-se que, o que deve prevalecer sempre, é o potencial produtivo e a capacidade de gerar resultados e jamais os adereços.
Embora sendo bastante elementares, espera-se que as dicas aqui apresentadas contribuam para o profissional causar uma boa impressão neste quesito.
No próximo episódio será tratado o quesito “comunicação e expressão oral”.
Margarida Silva – É Coach de Carreira, Gerente da Muito Mais Seleção e Consultora Sênior da Maxxima Centro de Carreira.