Por Margarida Silva para o Jornal Correio da Bahia.
Os 10 erros seguintes têm motivado um grande número de demissões, por isto recomendamos evitá-los.
1. Impontualidade
O trânsito está cada vez mais complicado, os engarrafamentos só fazem aumentar, mas, as empresas não querem saber disso. Os funcionários precisam ser cada vez mais criativos a fim de chegar no horário, criando alternativas como: sair mais cedo, procurar um emprego que seja mais próximo a sua residência, ou até mudar para mais próximo da empresa.
2. Apresentação inadequada
Os funcionários precisam conhecer o negócio e cultura da empresa, a fim de se trajarem de forma compatível com a realidade desta. A apresentação esperada de um profissional de uma loja de esportes radicais é totalmente diferente da apresentação de um funcionário de loja de grife. E assim por diante. Sensualidade nem pensar, qualquer recurso que possa demonstrar sensualidade é preciso ser evitado. Bom senso neste caso é fundamental.
3. Postura antiética
Uma das grandes causas do insucesso de um profissional é a sua postura antiética no trabalho. Fazer o mau uso de dados das empresas, como por exemplo revelar sigilo sobre informações privilegiadas ou estratégicas, geralmente leva à demissão. É importante lembrar que a informação pertence à empresa e não ao funcionário, mesmo que este seja o criador dela, mas como o funcionário está sendo pago para isto, a informação pertence à empresa, portanto só deve ser divulgada com a permissão da mesma.
4. Fofocas
Passar informações que ouviu dizer, sem saber a sua origem e veracidade, é muito perigoso. Se essa informação não vai agregar valor para a empresa, ou ainda, vai prejudicar alguém, para que passá-la adiante? Na maioria das vezes é melhor ouvir e silenciar. Afinal, temos dois ouvidos e apenas uma boca, portanto devemos ouvir muito mais do que falar.
5. Mentiras
Pior que seja a verdade, é melhor assumi-la e buscar a solução do que ser desonesto. Afinal, “a mentira tem perna curta, mas anda ligeiro” e quando é descoberta pode queimar o profissional para sempre. Sem falar que, quando revelada, o profissional perde credibilidade. A exemplo de funcionários que “matam” a família toda para justificar a sua ausência no trabalho. Acredito na máxima que “Quem quer, faz. Quem não quer, arranja uma desculpa”.
6. Usar informática para fins pessoais
Usar o tempo que é pago pela empresa para bater papo em MSN, ficar em sites de relacionamento, Orkut ou abrindo e-mails pessoais pega mal. É uma demonstração de desonestidade para com a empresa, já que o funcionário está gastando um tempo que era para produzir e gerar resultado. Isso sem falar que essas atividades paralelas dispersam e consequentemente, diminui a produtividade, além de ser porta aberta para entrada de vírus, causando danos irreversíveis para a organização e ser a causa de demissão;
7. Gaiatice
Todo bom profissional deve saber separar bom humor de gaiatice ou alegria desmedida. As empresas gostam de pessoas bem humoradas, mas não gaiatas. Tudo tem sua hora. Contar piada na hora de trabalho além de desconcentrar os colegas, demonstra descomprometimento do funcionário com o resultado da empresa. Nada impede que na hora do almoço possa propiciar aos colegas um momento de descontração, mas hora de trabalho a postura deve ser de serenidade, cordialidade e cooperação e nada mais do que isto.
8. Assédio moral e sexual
Roubar ideias de colegas e se apropriar delas não só dá demissão como processo criminal. Deve-se contribuir com as idéias a fim de consolidá-las, mas jamais roubá-las, pois trata-se de “propriedade intelectual”, e roubá-las tem a mesma gravidade do roubo material, ou seja: é crime.
Assédio sexual é provocar relacionamento intimo sem o desejo e a permissão da outra pessoa, gerando constrangimento e desconforto no ambiente de trabalho. Isto também é causa de demissão.
9. Desequilíbrio emocional
O desequilíbrio emocional é prova de imaturidade e falta de domínio das próprias emoções. É difícil frente a tanta pressão e cobrança, manter-se sóbrio e tranqüilo, por isto é necessário desenvolver técnicas de respiração, dentre outras, para segurar a manifestação das emoções inapropriadas como: choro, grito, sapateados, ou outras atitudes agressivas.
10. Manifestação de intimidades ou afetividades excessivas
Aqui ressaltamos principalmente o relacionamento com chefes, namoro com colegas ou qualquer outra forma de relacionamento onde seja exacerbado a aproximação ou a exposição de posturas intimas.
Não interessa o grau de aproximação ou intimidade que o profissional tenha com outro fora da empresa, no ambiente de trabalho é preciso observar a hierarquia, o respeito e manter a devida discrição e distancia.
Por Margarida Silva – Psicóloga organizacional e especialista em gestão de carreira.
Muito bom, parabéns
Pois, dado as circunstancias, qualquer excesso ou imoralidade, etc… são impróprios sim, mas nota-se que um deles é muito mais complexo que os demais.
ha meses fui submetido a situações de estresse no trabalho, tão somente porque me destacava entre os demais, e meu superior não gostava de pessoas dedicadas e sim de puxa saco, e com os dias isso trouxe diversos outros fatores e entre eles o seu dito ” Desequilíbrio emocional”… por isso posso afirmar, que neste assunto você é analfabeto(a) você não faz ideia do que fala…
Tente você dar o seu melhor e alguém rasgar seus relatórios na frente de muito, tente você, ser o único que é vigiado e cobrado, pra todos errar é humano exceto pra você, te dar ordens e quando dar errado não tem o caráter de assumir que errou e você ser o imbecil que errou… e só pra te dar uma pequena demonstração do que isto é: pegue dois copos, um cheio d’água e outro quase vazio… agora pegue o que esta quase vazio e despeje naquele que esta cheio e depois você me diga o que aconteceu…. se é que você entende o que falou né!
aos demais, muito interessante a matéria, mas não fale do que não tem muito conhecimento só por que te incomoda… porque quem sofre com isso não é nenhuma criancinha não, e sim alguém com um psicológico por demais conturbado que prefere morrer ao continuar assim…
muito bom
Margarida a senhora além de ser uma grande profissonal tbm é uma boa conselheira muito bom esse artigo.
parabéns
Q bom Alexandra q nosso objetivo está sendo alcançado e q estamos sendo reconhecido!. Nossa intenção é realmente simplificar a vida trazendo o cotiadiano empresarial pra conhecimento de todos a fim de q ninguém se acha perseguido
ou sofra as consequências de questões q podem ser evitadas.
Sds e continue visitando e divulgando o nosso blog.
Margarida Silva
Margarida,
parabéns pelo artigo.
Os erros citados demonstram o cotidiano em muitas de nossas empresas. Conhecê-los e evitá-los é um bom caminho para todo profissional que deseja sucesso em sua carreira.
Um abraço,
Alexandra Ank