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Sensibilizar é a grande saída

Achei este texto escrito por Fábio Eon muito útil e atual, por isto resolvi divulgá-lo para ajudar as empresas a implementarem o seu programa de Responsabilidade  Social.

Boa Leitura e faça dele a continuidade do espírito natalino!

Pessoas em escritório

A implantação de um programa de responsabilidade social empresarial não acontece por decreto, portaria e/ou comunicado interno, como também pela realização de grandes eventos e/ou campanhas publicitárias. A implantação destes programas de maneira efetiva significa uma mudança de mentalidade e/ou cultura, fazendo com que acionistas, gestores, colaboradores, fornecedores e todos demais envolvidos na rede de relacionamentos da empresa acreditem e internalizem a ética como a única maneira de realizar negócios e atingir seus resultados, de forma sustentável.

Este processo só irá ocorrer à médio prazo em algumas empresas, em outras à longo prazo e em algumas nunca. Mas, todo processo deve começar por uma ação ou conjunto de ações que irão abrir as portas para esta mudança, a esta ação ou conjunto de ações denominamos sensibilização.

Por sensibilização entendemos como o ato ou efeito de sensibilizar a si mesmo e/ou a outros, envolvidos direta e/ou indiretamente em um processo e/ou situação definida previamente. Por sensibilizar, a exposição de uma pessoa, grupo de pessoas e/ou instituição a um propósito específico, do que resulta uma resposta, atitude e/ou reação.

Pelo próprio conceito fica claro que precisamos conhecer e definir a situação envolvida, respondendo algumas questões: Qual o cenário da sensibilização? Quem iremos sensibilizar? Como iremos realizar esta sensibilização? Utilizaremos instrumentos, metodologias e/ou linguagens específicas para cada público-alvo? Quanto tempo necessitaremos para realizar este processo? As ações e/ou conjunto de ações serão realizadas simultaneamente ou não? Quem irá realizar estas ações? O presidente da empresa, diretores, gestores e/ou consultores?; e Que indicadores utilizaremos para avaliar o sucesso ou não do processo de sensbilização?, entre outras questões.

Independente de considerarmos que as respostas irão variar de empresa para empresa, considerando porte, cultura organizacional, valores, momento presente, algumas questões devem ser destacadas. O processo de sensibilização deve ser realizado antes da concepção do programa de responsabilidade social empresarial, como também da sua divulgação para o público interno e/ou externo.

Deve-se utilizar além da intranet e de informativos, palestras, grupos de estudo, fóruns de discussão e workshops. Estas atividades ajudam a empresa no estabelecimento de uma linguagem comum ou seja que a empresa tenha clareza dos conceitos de responsabilidade social empresarial corretos, independente do nível hierárquico, da escolaridade ou da área que pertencem.

A linguagem, os exemplos, os atrativos e as situações também devem ser desenhadas de acordo com a característica de cada público-alvo. Por exemplo, quando pensamos no público interno podemos estabelecer grandes especificidades entre acionistas, diretores, gestores e colaboradores em geral.

Devemos também reconhecer que nem sempre “santo de casa” faz milagre, assim, a utilização de outros dirigentes de empresas, como também professores e consultores podem dar maior peso às informações apresentadas. Reconhecer alguns limites também é um fator importante, como tempo, recursos financeiros, dificuldade em atrair alguns públicos (ex: fornecedores), pois, assim, as estratégias serão concebidas e/ou fortalecidas a partir destas variáveis.

O mais importante é que percebamos a importância desta atividade, como também que a sensibilização não deve ser realizada apenas no momento inicial do programa de responsabilidade social empresarial, mas, sempre que necessário. Desta forma, o processo de implantação como a formação de multiplicadores da causa e/ou do programa de responsabilidade social acontecerão de maneira menos sacrificada, minimizando o insucesso do mesmo.

Fonte: http://www.responsabilidadesocial.com/entrevista/sensibilizar-e-a-grande-saida/