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8 Coisas Que Você Sempre Deve Dizer Aos Funcionários

Existem coisas que os funcionários simplesmente não perguntam. Ao invés de questionarem, eles te observam em busca de pistas que os ajudem a determinar aquelas “regras não escritas” que regem o seu negócio – bem como as que norteiam o seu estilo de liderança e gestão.
Facilite direcionando os holofotes para essas suas regras não escritas. Aqui seguem as 8 coisas que você pode e deve dizer continuamente para os funcionários:
1. “O que você falar durante a sua avaliação de desempenho é mais importante – para mim especialmente – do que qualquer coisa que eu tenha para dizer.” Uma avaliação de desempenho fora-de-série é uma via de mão dupla. É claro que você tem que dar feedback específico, mas você pode ir além e também ouvir a visão do funcionário sobre o desempenho dele, seu desenvolvimento pessoal e suas metas de carreira. Deixe todo funcionário saber que a avaliação de desempenho deles é o momento de falar e não apenas de ouvir.
2. “Não deixe de me lembrar.” Geralmente os funcionários vão entender se você não tiver tempo para responder indagações e sugestões. O que eles não vão compreender é se nunca fizer follow up, portanto inverta o jogo permitindo que façam follow up contigo. Mudar a responsabilidade pelo follow up funciona na medida em que os funcionários se sentirem bem com isso. Diga: “Não tenho tempo para discutir isso agora… mas parece uma grande idéia. Me procure mais tarde pois quero sem dúvida ouvir o que pensa à respeito. Não me deixe esquecer disso!”. Funciona.
3. “Levantar problemas é bom. Resolvê-los é melhor ainda.”Como líder você quer que os funcionários te tragam os problemas. Mas, cá entre nós, o que você quer mesmo é que eles primeiro dêem conta dos problemas e aí sim te digam o que foi que fizeram. Crie portanto sólidos parâmetros para tomada de decisão e autonomia e encoraje os funcionários a resolverem os problemas por conta própria (se cometerem erros, dê feedback e instruções, mas nunca uma bronca por terem tomado uma iniciativa).
4. “Estrelas são importantes, mas pessoas com grandes atitudes simplesmente são tão importantes quanto.” Grandes colaboradores individuais com terríveis habilidades interpessoais geralmente podem arruinar um time. Talvez nem todo funcionário seja capaz de resultados fora-de-série, mas certamente cada um deles pode ser um bom integrante na equipe. Deixe que todos saibam que trabalhar bem juntos é uma expectativa chave.
5. “Sempre me dê a má noticia primeiro.” Gostamos de escutar boas notícias, mas precisamos ouvir as más assim que possível. Se as peças não vão chegar a tempo, comprometendo uma data de entrega ao cliente, não mire sua frustração no funcionário. Ao invés disso, diga algo como “Obrigado por me deixar ciente o mais rápido que pode. Antes de mais nada, vamos ligar para o cliente. Na sequência, podemos fazer isso e aquilo” Sinalize que más notícias abrem positivamente as portas para uma mobilização proativa e com certeza você vai passar a saber dos problemas bem mais cedo.
6. “Ei, isso é fantástico – me conta como é que você conseguiu.”Funcionários que alardeiam seus próprios feitos geralmente não são egocêntricos e sim inseguros. Quando um funcionário te conta sobre uma conquista pessoal, não diga apenas “Bom trabalho” e siga em frente. Pergunte detalhes. Indague sobre a história toda e não apenas sobre o resultado dela. Você vai alavancar a auto-confiança dos funcionários e motivá-los a alcançar ainda mais.
7. “Por favor, me diga quando eu pisar na bola.” Uma indicação chave que está frente a um grande líder (e um grande ambiente de trabalho) é quando os funcionários se sentem confortáveis para dar feedback aos seus chefes. Estabelecer esse nível de confiança leva tempo, portanto, pode ser que você tenha que pedir feedback construtivo repetidamente – e nunca dar razões para que os funcionários se arrependam de ter feito isso.
8. “Sinto muito.” Quando cometer um erro, peça desculpas. Não responsabilize os demais, não invente motivos – diga apenas que sente muito (em tão poucas palavras quanto possível). E aí faça o que puder para corrigir tal erro. Afinal, não é isso o que você quer que seus funcionários façam?
Fonte: www. alliancecoaching.wordpress.com