Para consolidar os conceitos sobre negociação, apresentados em nosso primeiro evento do Outubro Cultural, segue um texto bastante interessante.
Negociar é uma atividade que faz parte do nosso dia-a-dia. Negociamos a toda a hora, a todo o momento em diversas situações, em casa, na escola, no trabalho, com os filhos, com os pais, com os colegas de trabalho.
Estamos apresentando, este trabalho com dicas sobre táticas e estratégias de negociação.
Espero que vocês possam aproveitar nas diversas negociações que acontecem diariamente em suas atividades.
Dez dicas sobre táticas e estratégias de negociação:
Não encare a negociação como uma guerra apenas. Busque alternativas que tragam vantagens e benefícios para todos.
Planeje, se possível por escrito, sua negociação. Isto lhe possibilitará maior controle e eficácia da situação.
Não alimente demasiado o seu ego querendo o domínio e exclusividade de todas as idéias. Seja habilidoso em fazer com que suas idéias aparentem ser do outro.
Aprenda a identificar as motivações do outro, as quais não se referem unicamente a dinheiro, mas também status, projeção, segurança e outros.
Leve o outro a tomar, hipoteticamente o seu lugar. Isso o ajudará a resolver um problema que você considerava sem solução.
Mostre convicção em seus argumentos, mas não inflexibilidade diante de novas idéias e condições.
Estabeleça metas e expectativas altas, mas realistas com possibilidades concretas de efetivação. Ao mesmo tempo esteja atento para a satisfação das metas do outro.
Não queira ser o dono da verdade ou possuir a autoridade total. Se você não estiver suficientemente preparado para a negociação, tal atitude resulta em fracasso.
Peça algo em troca e acrescente vantagens extras, é só utilizar o momento psicologicamente certo, como o do fechamento do negócio.
A negociação de hoje repercute na de amanhã. Estabeleça sua argumentação na premissa de que irá contatar outras vezes com a mesma pessoa.
www.artigos.biz/taticas-e-estrategias-de-negociacao-i/